Faça seu backup nas nuvens

15maio10

fonte da imagem: https://www.sugarsync.com

Você ainda armazena seus backups em pendrive ou DVD? Esqueça isso, estamos em pleno 2010! A tendência agora é empurrar tudo na nuvem: a divindade onipotente, onipresente e oniciente. O serviço de backup é uma das possibilidades da Computação em Nuvem (ou Cloud Computing), onde seus arquivos ficam em algum lugar que você não sabe exatamente onde é, mas que estarão disponíveis onde você estiver, sempre que você precisar. Existem diversos serviços de backup nas nuvens, neste post tratarei sobre um deles, o SugarSync. Não pretendo explorar todos recursos da ferramenta. Tratarei das funcionalidades comuns a todos os serviços similares de backup nas nuvens.

O SugarSync é um serviço com duas opções de filiação: gratuita, porém com algumas limitações e; paga, com direito a algumas regalias. O plano gratuito não está mais disponível no site do projeto faz um bom tempo, mas usuários cadastrados podem doar. Como possuo uma, disponibilizo aqui o link para você criar a sua conta gratuita também. Após criá-la, baixe o aplicativo para seu computador. Atualmente só existe opção para usuários de Mac e Windows. Para os usuários Linux: já utilizei (e utilizo) o SugarSync no Ubuntu pelo Wine.

Instale o aplicativo. A instalação é bem intuitiva, no estilo próximo-próximo-finalizar. Feito isso, escolha as pastas do seu computador que você quer mandar para a nuvem. Automaticamente o SugarSync enviará os seus arquivos para o seu repositório na Internet. Além disso, é possível fazer backup de mais de um computador mantendo-os sincronizados.

Sincronização de backups

A figura a cima mostra as minhas configurações. Faço o backup nas nuvens do notebook pessoal e do desktop do trabalho. Note que o notebook possui diversas pastas inclusas no backup, porém apenas duas sincronizadas com o desktop (Trabalho), que são: Projetos e Trabalho. Seria possível incluir mais computadores no processo de backup, sincronizados ou não uns com os outros. É possível acessar os seus arquivos armazenados na nuvem de qualquer lugar que você esteja, bastando para isso um navegador de Internet (web browser).

Dá uma olhada neste vídeo:

Tais serviços de backup nas nuvens oferecem também aplicativos para dispositivos móveis. O SugarSync atualmente conta com aplicativos próprios para iPhone, BlackBerry, Android e Windows Mobile. Saia já da era das cavernas e comece ainda hoje a fazer o seu backup nas nuvens!

Anúncios


10 Responses to “Faça seu backup nas nuvens”

  1. 1 Daniel

    Convido vocês a conhecerem a solução nacional de backup online gBackup.
    Realiza o backup de todos arquivos do computador e armazena em um local seguro com criptografia.
    http://www.gbackup.com.br/

  2. 3 Carlos TI

    Eu uso o software gBackup para realizar o backup online dos meus arquivos, funciona muito bem no meu Notebook.

    Solução nacional, os servidores ficam no Brasil.

    Possui senha de criptografia de dados!

    Envio via VPN!

    100% Segurança de dados!

    http://www.gbackup.com.br/

  3. 5 Gledston

    Gostei do SugarSync, muito bom para arquivos pequenos
    vou testar o gbakup agora…rsrs

  4. 7 Jose Pinheiro de Oliveira

    como eu faço

  5. 8 Carlos Alberto

    Achei bem interessante, acho que vou testar, mas somente para uso pessoal, na empresa colocamos uma solução chamada Upbackup, a empresa e os dados ficam no Brasil, e as informações são criptografados, alem disso temos um contrato com eles no qual nos garantem 99% de uptime e se der m… tenho a quem processar.

    Fica a dica, http://www.upbackup.com.br

  6. Olá Cleverson. Gostaria de saber se ainda usa o SugarSync no Ubuntu? Até o momento acho o melhor serviço pela sincronia dos dados com tablet e cel. Sem isso não tenho como fugir do Windows. Grato


  1. 1 Limpando o Mac com OnyX « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s