O Demoiselle 2.0 precisa de você!

20jul10

fonte da imagem: http://www.aereo.jor.br

Muita gente já conhece o Demoiselle Framework. Alguns adoram, outros odeiam, mas não é disto que trata este post. Para quem não o conhece ainda, a finalidade do projeto é oferecer um arcabouço para a construção de sistemas para o governo federal, padronizando a plataforma de desenvolvimento de aplicações Java EE baseadas em Software Livre. A primeira versão liberada nos moldes da comunidade de código aberto ocorreu em 17 de agosto de 2009. Hoje, passado quase 1 ano, está em pauta o debate público sobre a versão 2.0, uma ótima oportunidade para contribuir. Aos que não gostam do Demoiselle, este é o momento certo para fazer críticas construtivas acompanhadas de sugestões de melhoria. Vamos aproveitar, afinal este projeto é de todos nós!

Como funciona?

O projeto Demoiselle é orientado por dois grupos: o DCC (Demoiselle Community Council), que define o direcionamento estratégico do projeto e promove a participação da comunidade; e o DTC (Demoiselle Technical Council), que reúne representantes técnicos com o objetivo de traçar as metas e acompanhar o desenvolvimento do projeto. Claro que simplifiquei bastante. Para mais detalhes, leia o modelo de governança disponível na sessão de documentação do Demoiselle. Para este ano (2010), a estratégia definida pelos conselhos foi tornar o framework aderente à especificação guarda-chuva JSR-316 (Java Platform, Enterprise Edition 6 Specification), ou simplesmente JEE 6, bem como suas sub-especificações (CDI, JPA2, Bean Validation, JSF2, dentre outras).

fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com

A equipe do projeto abriu um fórum de discussão público e, para iniciar o debate, lançou uma proposta de tópicos a serem abordados. A comunidade deve se manifestar, dando sugestões à respeito dos assuntos apresentados, podendo também propor a inclusão ou a exclusão de tópicos. No decorrer das discussões, as idéias consolidadas serão documentadas e implementadas. Todo o produto deste trabalho será disponibilizado publicamente para que qualquer pessoa tenha acesso. Os repositórios serão definidos e divulgados no próprio fórum.

Como contribuir?

Essa é a parte mais simples: acesse o fórum e apresente suas idéias, evite baderna e mantenha o foco no debate. Participe ativamente deste processo!

Por que contribuir?

Filosofia à parte, depende do seu ponto de vista. Supondo que você seja funcionário do governo, como a adoção do Demoiselle pelo próprio governo é uma tendência natural (por motivos diversos), um dia você precisará utilizá-lo. Se você tem sugestão de melhoria, não perca o bonde. Caso você seja funcionário de uma empresa privada, que presta serviços para o governo, você já deve ter captado a mensagem: um dia você utilizará o Demoiselle também. Mas se você já usa no seu dia-a-dia, aproveite! Essa é a hora de acrescentar o que está faltando, retirar o que não presta e melhorar o que necessita ser melhorado.

fonte da imagem: http://www.ufrgs.br

O projeto está em evolução e precisa de nossa ajuda. Sei que existe muita gente boa que pode e tem interesse em contribuir. Povo, não vamos perder esta oportunidade!

Anúncios


11 Responses to “O Demoiselle 2.0 precisa de você!”

  1. 1 Leo

    Legal… eu não conhecia esse Projeto.
    Se você pudesse continuar falando sobre Arquitetura de sistemas com certeza iría nos ajudar muito.

    Abração

  2. 2 Fábio

    Vai ser um fork dos frameworks como o Weld ou será feito do zero?

    • Tenho pavor à fork! E também não pensaria em criar mais uma implementação da especificação jsr-299.

      Imagino que uma proposta seria que ele (framework) só referenciasse especificações (cdi-api, por ex) e deixasse à cargo do usuário final escolher qual implementação utilizar (weld, seam, por ex). Isso se aplicaria não só para a injeção de dependências, como para jpa, jsf, validação, etc.

      Esta seria uma sugestão. O que você acha?

  3. Muito interessante o post, Cleverson! 🙂

    Mais uma dica: para quem conheceu o Projeto Demoiselle só agora, veja que não se trata apenas de um Framework Java, mas de um conjunto de soluções que o acompanha também.

    Por exemplo, dê uma olhada nos pacotes de software fornecidos pelo Demoiselle Infra: você conseguirá montar um ambiente de desenvolvimento completo em menos de 15 minutos!

    http://demoiselle.sourceforge.net/infra/

  4. 5 Haron

    Cabe uma observação sobre a introdução do post quando o Cleverson foca no desenvolvimento de sistemas para o governo federal. Na verdade o framework tem uma utilização maior nesse meio e conta com um patrocínio, porém não fica restrito somente ao governo federal.
    É interessante que a comunidade opine e traga mais colaboradores para o projeto, de todos os setores, públicos ou privados. Isso só trará benefícios para o demoiselle em suas novas versões.
    Parabéns pela iniciativa Cleverson!

  5. 6 Fábio

    Acompanho de perto o framework pois estamos estudando o uso dele aqui na empresa aonde trabalho, uma sugestão não só minha mas do pessoal aqui é um projeto de exemplo como o escola, mas atualizado com a versão dos componentes, com profiles para tomcat e jboss. Tendo um tutorial bem correto, tipo “receita de bolo” ajuda quem está começando a se acostumar com o ambiente de desenvolvimento.

  6. 7 Fernando Mendes

    Interessante a abordagem. Cleverson, parabéns pelo post. Inicialmente, não sou o tipo de pessoa que busca referências ou pesquisas relacionadas ao ambiente de desenvolvimento (codificação), porém a forma que você abordou gerou interesse pelo assunto.


  1. 1 Vídeos do LinguÁgil 2010 « Cleverson Sacramento
  2. 2 Proposta do Demoiselle no GitHub « Cleverson Sacramento
  3. 3 Introspectiva 2010 « Cleverson Sacramento
  4. 4 Introspectiva 2011 « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s