Por que o Coding Dojo não funciona bem em minha empresa?!

15out10

fonte da imagem: http://tkohub.com

Não é a primeira vez (e nem será última) que ouço (ou leio) relatos de que o Coding Dojo não funcionou bem em uma empresa ou outra. Mas, se é tão divertido e tão proveitoso, por que algumas pessoas não estão tendo sucesso na sua implantação? A resposta não é tão simples e envolve uma série de fatores, desde: cultura, falta apoio gerencial, mau planejamento, público desinteressado e estratégias mal elaboradas. Este post tem como objetivo tentar auxiliar as pessoas que acreditam que os membros de sua equipe não são escravos, e que precisam trabalhar com prazer, diversão e treinamento (seja lá de que maneira for).

Para quem não sabe o que é Coding Dojo, sugiro a leitura do artigo que escrevi à respeito: Pratique Coding Dojo com sua equipe. Agora que todos sabem do que se trata, vamos direto ao assunto, sem rodeios. Ah… não espere receitas de bolo. Será necessário esquentar um pouco os miolos para pensar direito em como aplicar na sua realidade.

“Marquei uma sessão e quase ninguém compareceu”

Será que você divulgou corretamente o evento? Muitas vezes as pessoas não participam por não saberem do que se trata, ou por saberem de uma forma muito superficial e pouco atrativa. Procure de alguma forma divulgar sucintamente o que é Coding Dojo e os benefícios que ele vai trazer no seu dia-a-dia. Pense bem nisso, pois se você não souber passar o recado, ninguém se interessará. Outra questão é: você divulgou bem a data? É de conhecimento de todos? Será que você marcou a sessão muito “em cima” da hora? As pessoas tiveram tempo de se programar? A data que você marcou está próxima a algum marco importante de algum projeto (de alguma entrega)? Direcione estas coisas para o seu público-alvo principal.

“As pessoas comparecem, mas não participam”

Será que o público que você está convidando se identifica de alguma forma com programação? Lembre que Coding Dojo é uma técnica para treinar programação. Existem relatos de pessoas que usaram os princípios da técnica e aplicaram em outros temas que não são essencialmente programação, tais como: criação de interface gráfica, configuração de build de projetos. Talvez você consiga bolar algo criativo para atingir um público diferenciado também. Voltando ao público original (programadores), será que eles estão com receio de se expor? Será que a sessão está equivocadamente promovendo o combate? Será que as pessoas estão estimuladas com o objetivo da sessão? Qual o objetivo de sua sessão (aprender uma nova linguagem, treinar TDD, conhecer uma nova tecnologia, compartilhar boas práticas, experimentar padrões de projeto, programar em pares)? Será que o problema desafio está demasiadamente complexo? Será que o problema desafio está pouco desafiador? Será que as pessoas estão sendo obrigadas à comparecer?

“As pessoas acham isso uma perda de tempo”

Será que o objetivo da sua sessão está alinhado com as necessidades de sua equipe? Será que o objetivo que você escolheu é apenas de seu interesse, e não da equipe? Você consultou a equipe para saber o que eles gostariam de treinar? O que é importante que sua equipe treine (para eles e para a empresa)? Será que você está conduzindo corretamente a sessão? Será que a sessão está muito bagunçada e sem foco? Será que as pessoas planejaram um tempo para se dedicar ao treinamento? Será que as pessoas tiveram tempo para se planejar? Pergunte a estas pessoas o que elas acharam desinteressante e procure soluções para os problemas apontados. O aprendizado com o Coding Dojo acontece até nessa hora!

“Todo mundo está empolgado, mas o gerente não libera”

Será que você conseguiu provar que o Coding Dojo traz benefícios para a equipe? Será que este gerente está dedicando tempo de treinamento no seu cronograma? Mas ele não deveria dedicar tempo para isso? Será que a equipe está disposta a marcar sessões extra-expediente? Será que seu gerente é um cabeça-dura e só sabe trabalhar dando chicotadas? Ou será que você não está conseguindo mostrar para ele os resultados? Você já pensou em como relatar estes resultados?

Resumindo…

Fique mais atendo ao feedback da equipe, planeje-se melhor e cobre planejamento dos envolvidos. Lembre que o aprendizado com o Coding Dojo vai além do tempo dedicado às sessões. Saiba também que o Coding Dojo vai te ensinar a se avaliar melhor, avaliar sua empresa, sua equipe, seu poder de auto-crítica e, principalmente, sua capacidade de resolução de conflitos. Esse é só mais um desafio que você enfrenta. Será que você conseguirá vencê-lo?

Anúncios


4 Responses to “Por que o Coding Dojo não funciona bem em minha empresa?!”

  1. O resultado não é palpável… é difícil os empresários visualizarem o benefício…

    • É tão fácil (ou tão difícil) de visualizar quanto perceber a necessidade de treinamento, pois é uma técnica. Na realidade eu acho que o problema está mesmo na gerência dos projetos. Tem muito gerente bizarro que só sabe fazer planejamento em prova para PMP, na vida real só faz merda. É esse tipo de gente que empaca o funcionamento das coisas na iniciativa privada, e é muito mais fácil para todos colocar a culpa no empresário, que geralmente não está nem se preocupando com este nível de detalhe (eles pagam os gerentes para isso).

  2. Outro problema que vejo é o foco… Acho que atualmente a prática é fazer Dojos sobre qualquer coisa que alguém do grupo tenha interesse. Para uma pequena empresa que não tem foco em tecnologia é preciso ter um direcionamento estratégico focado naquilo que é utilizado em seus projetos.

    Se a empresa trabalha sempre com .NET e não há uma previsão de mudança… talvez realmente não seja interessante ter um Dojo de Java… afinal os Dojos são leves e se propoem a ser superficiais( para iniciantes)


  1. 1 Tweets that mention Por que o Coding Dojo não funciona bem em minha empresa?! « Cleverson Sacramento -- Topsy.com

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s