Introspectiva 2010

26dez10

É isso mesmo: introspectiva, pois essa é a minha retrospectiva de 2010. Quero compartilhar com todos a reflexão das minhas conquistas neste ano que está quase terminando. Este post não tem nada a ver com superstição, e sim com a análise dos meus feitos e desfeitos dentro deste ciclo comum a todos. Me dou por satisfeito se, após a leitura deste post, você se motivar a novas conquistas em 2011, ou no ciclo que você achar relevante. Boa leitura!

O ano de 2010 para mim foi bem diferente do que eu costumava vivenciar. E esta nova experiência mudou bastante minha vida, meus hábitos, meus costumes… enfim, muita coisa mudou! Em fevereiro fui efetivado no concurso que tomei posse em 2009. E por que está tudo diferente? Por muito tempo em minha vida o governo foi “meu cliente”, agora eu sou funcionário dele. E o tempo passou rápido. Em novembro completei um ano de Serpro, e nesse curto período pude construir algumas coisas legais. Tudo começa por aí…

No início do ano comecei com minhas contribuições efetivas no projeto Demoiselle do Governo Federal, tal com a unificação dos repositórios e a versão 2.0 que ambos já descrevi aqui no blog. Além destes, houveram muitos outros. Não vou detalhar cada um deles, os quais eu conquistei junto com a equipe do projeto. Falando nisso, a equipe também é bem diferente das equipes que eu já havia trabalhado. Não que uma seja melhor que a outra ou vice-versa, não se trata disso. A questão é que essa equipe se destaca pelo seu alto conhecimento técnico e imensa capacidade de auto-gerenciamento. Na realidade não tem como explicar com palavras.

Neste ano submeti o fruto do meu trabalho de mestrado, o Projeto Rasea, ao congresso interno do Serpro: o ConSerpro 2010.  Este congresso recebe submissões de todas as regionais do país. Por pura ousadia, inventei de concorrer ao tema mais disputado. Recebi o comunicado que o trabalho ficou em terceiro lugar. Fiquei muito feliz com isso!  😀 Recentemente recebi mais uma boa notícia: o meu trabalho foi indicado pela diretoria para ser publicado como artigo técnico na próxima edição da revista interna do Serpro, a revista Tema. Mas nem tudo são flores… tive um desapontamento no final do ano, mas tudo já está superado. O que importa é que o saldo foi positivo.

Com esta nova rotina, precisei adaptar um pouco os meus hábitos e costumes. Foi uma readaptação. Apareceu até um buraco em minha barba, que a dermatologista disse que era stress. E não é que era mesmo?! Agora devidamente adaptado, não é que o danado está desaparecendo?! O que me ajudou bastante foi extravasar com exercícios físicos. Esta é a segunda parte da estória…

Intensifiquei meu treino na academia: ganhei peso, perdi peso, ganhei peso… aff! Comecei o ano pesando 82 kg, agora estou com 77 kg. Perdi 5 kg do que eu acredito ter sido aquela gordurinha desnecessária. Comprei uma bike. Participei de grupos noturnos de ciclismo urbano. Fiz médias e longas pedaladas com amigos. Pedalei bastante sozinho também. Comecei a correr (à pé). Participei dessas competições de corrida de rua. Claro que não ganhei, o meu desafio era vencer os meus próprios limites. Venci! Continuo vencendo! Entrei numa aula de natação. Uma contusão no ombro me afastou temporariamente. Quase participei de um triathlon. Quase… Segundo um amigo meu, me deu caruara e desisti 😛

Esse ano viajei pouco se comparado ao ano anterior, tanto viagens à trabalho quanto viagens pessoais. Não sinto falta de viajar à trabalho, se bem que a maioria das viagens eram vai-e-volta-no-mesmo-dia. Destas eu gostava, pois não eram monótonas. Sinto falta das viagens pessoais. Em 2011, este é um ponto importante à melhorar.

Fui para o casamento de vários brothers. Muitos deles são amigos das antigas, outros da nova leva. Bem lembrado! Fiz vários novos amigos. Retomei antigas amizades de antigos trabalhos. Tentei retomar a minha antiga banda Jaulinos. Não deu certo! Cada um tomou seu rumo, sua rotina, sua vida. Mas os ensaios foram muito legais, mesmo que bagunçados e desafinados. E por falar em banda, tive a oportunidade de tocar com colegas de trabalho na festa de confraternização da empresa em dezembro. Foi muito bom!!!

Neste ano participei de vários eventos. Não lembro exatamente a ordem, mas vou colocar aqui cada um deles. Teve o JBossInBossa em São Paulo. Teve também o Consegi (Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico) em Brasília. No Consegi eu ministrei um laboratório e apresentei uma palestra. No LinguÁgil em Salvador ministrei um mini-curso e apresentei também uma palestra. Participei do CBSoft (Conferência Brasileira de Software) em Salvador como ouvinte, mas ajudei a conduzir uma sessão de Coding Dojo. No final do ano participei do JavaOne em São Paulo, apresentando uma palestra no evento.

E deixei para o final uma das coisas mais importantes. Sem ela você não estaria agora lendo este post. Foi este ano que criei o meu blog com o objetivo de compartilhar conhecimento, colaborar com a comunidade e ajudar as pessoas. Não tenho ganho financeiro nenhum com este blog, e dinheiro nenhum no mundo paga a satisfação de poder ajudar as pessoas.

Conclusão

Simples: 2010 brocou, espero que 2011 seja o ano de colher os frutos pelo bom trabalho desempenhado em 2010 e continuar mandando ver, pois é isso que gosto de fazer! Bora 2011!!!

3 Responses to “Introspectiva 2010”

  1. 1 Otavio

    Meu velho sucesso pelos seus sucessos neste ano e que 2011 venham ainda mais vitórias como essas.
    Sobre o JavaOneBrazil ano que vem não podemos deixar mais Serge escolher o hotel 🙂


  1. 1 Introspectiva 2011 « Cleverson Sacramento
  2. 2 Introspectiva 2012 « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

