Iniciando com o Demoiselle 2.0

06jan11

fonte da imagem: http://www.anac.gov.br

Este post não tem nada a ver com aviação, e sim com a versão 2.0 do framework para desenvolvimento de aplicações do Governo Federal. Faz um tempo publiquei uma matéria sobre o processo de desenvolvimento público e colaborativo do Demoiselle 2.0, agora ele está pronto e já pode ser utilizado no seu projeto ou na sua empresa. A motivação para escrever este post aconteceu com a publicação de um vídeo que postei no YouTube explicando como criar a sua primeira aplicação.

Conforme planejado, a versão 2.0 foi liberada em dezembro de 2010, mais precisamente no dia 30. Publiquei uma nota no fórum oficial anunciando a liberação da versão. Confira mais detalhes sobre a versão 2.0 na nota oficial publicada no portal do projeto. Sendo bem objetivo, a versão 2.0 está aderente (e não dependente) à especificação Java EE 6. Quero deixar bem claro aqui: o Demoiselle 2.0 não é um framework exclusivamente Web, muito menos engessado ao JSF. O conceito agora está muito mais flexível, simples (e não simplista) e objetivo.

Uma as novidades desta versão é a documentação focada no usuário. Criamos o guia de referência, que ainda está em fase de construção no momento em que este post foi escrito. A idéia é que este documento aborde todas as funcionalidades do framework em detalhes, um prato cheio para quem quer aprofundar o conhecimento. Disponibilizamos também um guia de início rápido para auxiliar nos primeiros passos com o Demoiselle 2.0. Foi com base neste guia que gravei um screencast e publiquei no YouTube:

Para quem não viu, apresentamos sobre o Demoiselle 2.0 no JavaOne 2010, mostrando uma visão mais técnica sobre o assunto. Segue o vídeo para quem não assistiu ainda:

Espero que este material ajude a iniciar com a versão 2.0, que está repleta de novidades. 😉

Anúncios


23 Responses to “Iniciando com o Demoiselle 2.0”

  1. 1 Abraao

    hummm rodando no Java 6?

  2. 3 Abraao

    E o exemplo com swing?

  3. 6 Fábio Costa Silva

    Só precisa da conta do sourceforge eu acho, acessei o mantis do projeto como “reporter”. Vou tentar contribuir com a parte do Swing, dá maneira que for possível. Li a documentação do framework e vi que também tem algumas coisas pra corrigir dos tópicos que estão concluídos, essencialmente português. Só é meio chatinho criar uma ocorrência pra cada erro de português que aparece rsrsrs

  4. 8 ericsobral

    Olá Cleverson, depois de muito tentar eu finalmente consegui rodar esse seu exemplo (tava faltando o JBoss plugin com a opção de Maven, eu tava instalando outras opções).

    O que eu gostaria de saber é: como fazer para rodar no tomcat 7?

    Abraços

    • Se você estiver usando Ubuntu Linux (ou outra distribuição Debian) você pode baixar o ambiente Demoiselle Infra, que já vem todo configurado. Vem Maven, Eclipse com os plugins, Servidores de Aplicação, etc. Caso queira dar uma olhada, o link do projeto é esse: http://demoiselle.sourceforge.net/infra

      Com relação à pergunta sobre o Tomcat 7, basta ativar o Maven Profile “tomcat7” no seu projeto. Como você está usando o Eclipse, vá na propriedade do seu projeto, na “aba” Maven. Lá vai ter um campo de texto em branco. Preencha com: tomcat7

      Como ele está em branco, o Maven ativa o profile padrão, que é o jboss6. Onde isto está definido? No parent pom do seu projeto 😉

      • 10 ericsobral

        Eu preciso de algum plugin específico para rodar com tomcat7?

        Só consigo adicionar o projeto no tomcat se eu adicionar o “Project Facets” chamado “Dynamic Web Module” nas propriedades do projeto.

        Daí ele roda no tomcat mas sempre dá “The requested resource is not available” no navegador.

        Ah, utilizo ambiente Windows. Obrigado pela ajuda. 🙂

  5. 11 Filipe

    Cleverson,
    estava seguindo aqui o tutorial tanto da documentação, quanto este via vídeo que você fez e ainda não consigo rodar o projeto da forma que você roda. Uso ambiente windows e por isso não utilizei o pacote lá do infra. Teria como me informar quais plugins (e versões) instalados no eclipse? Fico no aguardo.


  1. 1 Tweets that mention Minha primeira aplicação com o Demoiselle 2.0 « Cleverson Sacramento -- Topsy.com
  2. 2 CDI + JUnit = demoiselle-junit « Demoiselle Framework's Blog
  3. 3 CDI + JUnit = demoiselle-junit « Cleverson Sacramento
  4. 4 Demoiselle 2 no Consegi 2011 « Cleverson Sacramento
  5. 5 Pretty URL com JSF 2 e Demoiselle 2 « Cleverson Sacramento
  6. 6 Pretty URL com JSF 2 e Demoiselle 2 « Demoiselle Framework's Blog
  7. 7 Demoiselle 2 + Rasea « Cleverson Sacramento
  8. 8 Proposta do Demoiselle no GitHub « Cleverson Sacramento
  9. 9 Vídeo-aula do Demoiselle 2 « Cleverson Sacramento
  10. 10 Vídeo-aula do Demoiselle 2 « Cleverson Sacramento
  11. 11 Minha estréia no Latinoware 2012 « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s