Configurando o ciclocomputador

19fev11

fonte da imagem: http://s.wiggle.co.uk

Quando pedalamos em grupo é comum compararmos os números registrados pelos ciclocomputadores. O mais engraçado é que os valores nunca batem, cada um indica uma distância percorrida diferente. Por que isso acontece? Quem está marcando a distância correta? Como resolver este problema? Leia este post que você descobrirá!

Você sabe como funciona o ciclocomputador? É simples, ele registra o tempo e o giro do pneu. Cada giro é convertido na distância percorrida tomando como base a circunferência do pneu. Supondo um pneu de 1 metro de circunferência, então cada giro representa 1 metro percorrido. Com base no tempo do giro, calcula-se a velocidade atual. Com o tempo decorrido e a distância percorrida, calcula-se a velocidade média. Viu como é simples?

Geralmente os ciclocomputadores oferecem configurações padronizadas, por exemplo: 16”, 26”, 27”, etc. Existe também um cálculo com base na largura do pneu… enfim, o que não falta é reza braba para configurar o danado. Se você seguir qualquer uma delas, terá um valor aproximado! E como fazer o a juste fino? Basta saber o tamanho exato do pneu.

Algumas marcas já trazem o tamanho em centímetros da circunferência estampado no perfil do pneu. Se o seu não tem, então meça por conta própria. Saber a circunferência exata é fundamental para configurar corretamente o ciclocomputador. Por fim, você deve acessar o modo de ajuste fino do ciclocomputador e colocar a informação correta.

Para facilitar, postei um vídeo no YouTube com o passo-a-passo:

Tem alguma dúvida ou sugestão?

Anúncios


11 Responses to “Configurando o ciclocomputador”

  1. Boa dica!

    Fica como sugestão para maior precisão, ao invés de percorrer uma volta com a bike, usar um barbante dando a volta no pneu. Depois mede o barbante.

    • O mais preciso mesmo seria, montado na bike, dar uma volta no pneu. O nosso peso deforma a borracha e pode dar diferença de milímetros, mas aí já é muito preciosismo… Existem ciclocomputadores onde a precisão é em milímetros.

      Valeu pela dica, Robgol! Usar um barbante parece ser realmente muito mais prático. 😉

  2. 3 lucia saraiva

    Olá Cleverson, publiquei esta matéria no site amigos de bike. Continue nos enriquecendo com suas considerações. Está na página de Artigos.

    Cicloabraços, Lucia

  3. 4 Paulo

    Circunferência = 2 * pi * raio, ou
    Circunferência = pi * diâmetro.
    Não precisa nem de caneta nem de barbante, só da trena hehe

  4. 5 Ricardo Vidigal

    Paulo, eu fiz uma aferição em um Echowell :BRi1 da seguinte forma: Medi o diâmetro da roda com o pneu, converti em milímetros e multipliquei por Pi (3,14). Resultado de 2041 que foi o número que configurei. Acho que agora vai dar certo!!

  5. 6 Rodrigo

    Tenho um echowell W11. Uso pneu 26″ x 1,95, de acordo com a tabela, teria que ser 2055 mm. Medi a circunferência da roda e deu esse mesmo valor. Porém, após várias voltas em um percurso pequeno, de 430 mts, o qual fiz a medição pelo google, botei várias medidas, chegando na medida de 2095, foi oq chegou mais perto da distância descrita no google. E agora? será que o google está errado na medição da distância? teoricamennte o google é exato, tanto quanto um GPS.

    • Lembre que o GPS preciso de verdade é apenas para uso militar. Para uso civil existe uma margem de erro proposital. Talvez isto ajude a explicar a diferença. Com relação ao Google, ele também é de uso civil, e sua altimetria provavelmente foi calculada com GPS civil. Isso explicaria muita coisa!

  6. 8 Rodrigo

    Bem, então não se pode usar um gps ou o google para aferir se o ciclocomputador está certo, mas então oque usar? Um carro tb não pode ser usado como base pois tb marca velocidade a menos propositalmente. E agora? refiz a medição da circunferência da roda, mas agora comigo em cima da bike, desse vez deu menos, 2020. Coloquei essa medida no ciclo, mas sempre vou ficar com um pé atrás, sem saber se está marcando certo ou não.

  7. 10 Maro

    Acredito que um bom modo seria utilizar uma pista padrão, um velódromo por exemplo. Pedala umas 10,20 ou 30 voltas. Cada volta, na linha demarcada, resulta 333 m.
    Assim, mesmo considerados os desvios de trajetória, ainda teria uma boa referencia para ajustar o computador.

  8. 11 plauto

    pessoal boa noite tenho um velocimetro echowell brid 2,como que eu configuro ele na bike, meu pneu é700×23 c,e 120psi\8.3?


E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s