II encontro JavaBahia nas faculdades

20mar11

Para quem não sabe do que se trata, o JavaBahia é o grupo oficial de usuários Java do estado da Bahia. Se você é programador, com certeza conhece ou pelo menos já ouviu falar. Em 2011 o JavaBahia fechou convênio com algumas faculdades para promover palestras gratuitas ao público. O primeiro encontro já aconteceu na faculdade Área I, agora é a vez da FIB — Estácio de Sá no dia 26/03 (sábado). Para mais detalhes, leia este post completo.

O II JavaBahia nas faculdades ocorrerá na FIB — Estácio de Sá localizada no STIEP. O encontro acontecerá no sábado, dia 26/03, pontualmente às 9:00. Serão apresentadas 3 palestras na seguinte ordem:

  • Iniciando com o Demoiselle 2.0 (palestrante: Eu). A versão 2.0 do Demoiselle foi liberada em dezembro de 2010 e está aderente à especificação Java EE 6. O núcleo do framework faz uso intenso do CDI (Dependency and Context Injection), enquanto suas extensões fazem uso das demais especificações (JSF2, JPA2, Validation, Servlet3 e EJB 3.1). Esta palestra aborda as principais funcionalidades do framework para auxiliar nos primeiros passos de uma aplicação. Você vai descobrir como é fácil e rápido decolar com a versão 2.0 do Demoiselle.
  • Desmistificando o Teste de Software (palestrante Lucília Oliveira). Apresentar os principais conceitos de Teste de Software e demonstrar os princípios para estruturar uma equipe de testes dentro da organização, abrangendo desde o processo de validação até ferramentas de Gestão de Testes.
  • Coding-dojo com Groovy (palestrante: Serge Rehem). O Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.

Para inscrever-se, basta preencher a ficha online garantindo sua vaga. E o melhor de tudo: é de graça! Não perca esta oportunidade de se atualizar e fazer networking. Para quem vai, a gente se encontra por lá!

Anúncios


3 Responses to “II encontro JavaBahia nas faculdades”

  1. 1 David Sodre - CC Ufba

    Olá Cleverson!

    Adoraria saber as datas das futuras palestras!

    vou fazer uma força pra ir lá no cpd [vou queimar o estágio, rsrs].

    • Olá David!

      A palestra de hoje na UFBA terá uma parte teórica mais detalhada do que a que você viu no encontro JavaBahia e a parte prática bem similar. Em breve marcarei um encontro onde abordaremos com mais profundidade as funcionalidades do framework, voltado para um público mais direcionado.

      Acompanha meu twitter aí que você saberá das novidades 😉


  1. 1 Demoiselle 2.1: teoria e prática « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s