Aula 1 – Pós-graduação

12abr11

Primeira aula

Como vocês já sabem, estou conduzindo a disciplina Componentes de Software e Aplicações Web — Modelo de 2 e 3 Camadas na pós-graduação em Componentes Distribuídos Web da faculdade Ruy Barbosa. Pretendo fazer uma breve resenha diária, disponibilizando o material utilizado na sala de aula. Espero ter fôlego para isso. Começo descrevendo o primeiro dia, vamo que vamo!

Começamos a noite falando sobre a disciplina. Trata-se de uma matéria nova e achei importante alinharmos as expectativas. A turma falou o que esperava e depois mostrei o que eu achava. No geral as idéias casaram bem. Seguimos então com o planejamento da semana, onde foi apresentada a proposta inicial, conforme já relatei aqui no blog. Seguem os slides utilizados nesta primeira etapa da aula:

Fizemos uma sessão de apresentação, onde cada um falou de sua experiência com relação ao assunto da disciplina. Tem gente que tem bastante experiência com desenvolvimento de software, outros menos. Alguns tem um bom conhecimento de arquitetura, outros não. Tem gente que trabalha com Web, outros não. Ou seja, a turma é bem mista.

Dinâmica Estaca Zero

Na sequência fomos direto para uma dinâmica. Isso mesmo, antes de apresentar qualquer assunto fizemos uma dinâmica. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento da turma sobre os assuntos. Por conta disso, dei o nome Estaca Zero. Olha qual foi o desafio:

As equipes, que representavam empresas concorrentes, incorporaram o papel de arquiteto de software numa visita de pré-venda a um cliente. Seu papel era apresentar uma proposta com o mínimo de tecniquês possível. O arquiteto precisa ter esta habilidade!

Vimos como foi difícil controlar o ranço técnico que corre em nossas veias. O aprendizado ocorreu também com a observação da apresentação da “empresa” concorrente. No final das contas a turma mandou bem!

Fizemos um breve intervalo e fomos direto ao assunto principal da disciplina: Arquitetura de Software em Camadas. Vimos alguns conceitos, aprendemos alguns porquês e desmitificamos mitos. O recado que ficou foi: não existe bala de prata. A arquitetura do software depende muito de cada situação. Cabe ao arquiteto conhecer as tendências de mercado e as novidades para chegar à solução mais adequada.

Retrospectiva

Fechamos a noite com retrospectiva e re-planejamento. As principais oportunidades de melhoria foram as seguintes:

  • Quero ver código!
  • Não focar muito em Java
  • Sugerir materiais acadêmicos para estudo

Os principais pontos-fortes apontados foram os seguintes:

  • Aula dinâmica e didática, não consegui dormir
  • Clareza nas explicações, linguagem fácil
  • Utilização de estudos de caso

Decidimos começar a aula do dia seguinte fazendo uma releitura da dinâmica Estaca Zero de forma técnica, abordando os assuntos que vimos.

Anúncios


8 Responses to “Aula 1 – Pós-graduação”

  1. 1 Danilo Pinheiro

    Estou gostando muito dessa matéria, apesar do tempo ser um contra-tempo para o aprendizado.

  2. 2 Ivan Neves

    Gostei muito da aula, francamente fui surpreendido com a didática, pois quando percebi que a aula seria na sala e não no laboratório, pensei que seria massante.


  1. 1 Planejando aulas com XP e Kanban « Cleverson Sacramento
  2. 2 Aula 2 — Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  3. 3 Aula 3 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  4. 4 Aula 4 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  5. 5 Aula 5 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  6. 6 Resultado da avaliação – Pós-graduação « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s