Aula 3 – Pós-graduação

14abr11

Sessão de Coding Dojo

Quarta-feira, dia 13/04, terceira noite de aula da disciplina Componentes de Software e Aplicações Web — Modelo de 2 e 3 Camadas na pós-graduação em Componentes Distribuídos Web da faculdade Ruy Barbosa. Neste dia tratamos sobre testes de componentes de software e praticamos coletivamente utilizando a técnica Coding Dojo. Você não pode deixar de ler este post!

A noite começou com um bate-papo sobre testes automatizados, mas não o teste pelo teste. Falamos de teste aplicado à componentes e aplicações em camadas. Vimos na dinâmica Estaca Zero da primeira aula que uma aplicação perdeu credibilidade com usuário por apresentar falhas intermitentes. Para evitar que isso aconteça, precisamos aplicar testes automatizados na elaboração de cada parte do software.

Depois do bate-papo teórico, partimos para a demonstração. Levei para a turma o código atualizado da aula anterior, que está disponível no meu repositório público do Google Code. Fizemos as modificações necessárias no software para incluir os casos de teste. Experimentamos testes unitários e de integração, analisados sob a perspectiva caixa-preta e caixa-branca. Sim, nos preocupamos com a cobertura dos testes!

Depois de um breve intervalo, iniciamos uma sessão de prática colaborativa, aplicando técnicas de metodologias ágeis. Para quem não conhece Coding Dojo, recomendo a leitura do post que escrevi aqui no blog. Na disciplina anterior praticamente toda turma havia experimentado o Dojo, mas fiz questão de fazer uma breve apresentação de 10 minutos. Utilizei os slides do meu amigo Marlon Carvalho:

A sessão de Dojo foi muito interessante, pois a turma nunca havia praticado o desenvolvimento de software orientado aos testes (Test Driven Development, ou simplesmente TDD). Confesso que no início da sessão fui bem purista, mas a turma logo entendeu o recado e logo assimilou a técnica. O código produzido está disponível neste repositório. Nem todo mundo teve a oportunidade de participar da primeira sessão, por isso quem ficou de fora terá prioridade na próxima.

Participantes da primeira sessão de Dojo

Partimos então para a retrospectiva da noite. A quantidade de comentários foi bem parecida com o da aula anterior, contudo a qualidade está cada vez melhor. Qualidade acima de quantidade!

Retrospectiva do terceiro dia

Resumidamente, os pontos à melhorar basicamente foram os seguintes:

  • É muito conteúdo e às vezes falo muito rápido
  • Diminuir o tempo dedicado à teoria pura quando houver demonstração prática da parte teórica

Os pontos positivos foram estes:

  • A sessão de Coding Dojo possibilitou praticar todos os assuntos abordados até agora
  • A turma gostou de aprender sobre testes de componentes e TDD

Ainda na retrospectiva, a turma levantou a necessidade de reservar um tempo para discutir e tirar dúvida sobre a avaliação, que foi apresentada na segunda aula. Chegamos ao consenso de retirar 1 ponto da segunda parte da dinâmica final e criar uma nova estória:

Replanejamento das estórias

E por hoje é só. Aproveito para disponibilizar os slides da aula seguinte, que não constam no módulo impresso. Até a próxima!

Anúncios


4 Responses to “Aula 3 – Pós-graduação”

  1. 1 Fabio Elisio

    Mestre dei update la no projeto ja peguei as atualizações valeu…..


  1. 1 Aula 2 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  2. 2 Aula 4 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  3. 3 Resultado da avaliação – Pós-graduação « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s