Aula 5 – Pós-graduação

17abr11

Dinâmica na última noite de aula

Quinta e última noite de aula da disciplina Componentes de Software e Aplicações Web — Modelo de 2 e 3 Camadas na pós-graduação em Componentes Distribuídos Web da Ruy Barbosa. Nesta sexta-feira a turma participou da dinâmica dos Problemas Reais e tirou dúvidas sobre a avaliação. Confira como foi.

As aulas terminaram da mesma forma que começaram: com dinâmica em grupo. Criei quatro cenários diferentes abordando os assuntos da semana. Nos quatro casos relatei problemas reais que encarei, obviamente adaptados aos moldes da dinâmica acrescentando um tempero baiano. A turma se reuniu em quatro grupos, cada um recebeu aleatoriamente um caso para resolver.

Cada grupo teve 45 minutos para discutir e elaborar slides com a proposta. Terminado o tempo, os grupos iniciaram o ciclo de apresentações de 10 minutos cada. O resultado impressionou. Todas as equipes chegaram bem próximo à solução real, mostrando assimilação do conteúdo. Os pontos observados, as preocupações, as ponderações e as conclusões evidenciaram a maturidade da turma. Foi grande o contraste em relação às soluções da dinâmica Estaca Zero da primeira aula. A intenção foi essa!

Primeira apresentação — equipe do Caso 3

Segunda apresentação — equipe do Caso 2

Terceira apresentação — equipe do Caso 4

Quarta apresentação — equipe do Caso 1

Ao final de cada apresentação, fiz uma breve sessão de análise dos pontos-fortes e pontos-fracos de cada proposta. Mostrei como o problema foi resolvido na vida real e o porquê de cada decisão.

Terminada a dinâmica, iniciamos a etapa de perguntas e respostas sobre a avaliação. Relembramos as definições da segunda aula e todos tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas. Algumas equipes sugeriram adaptações nos temas para melhor adequar à sua realidade. Pedido acatado 😉

As equipes terão até o dia 02/05 para publicar o vídeo no YouTube apresentando sua implementação (ou artigo) observando os critérios estabelecidos no segundo dia de aula. O vídeo deve necessariamente conter: o tema escolhido; os nomes dos integrantes da equipe; e a indicação de como por as mãos no produto do trabalho (implementação ou artigo), que deve estar disponível publicamente. Só assim saberei o quê (título) e quem (equipe) estou avaliando. E somente tendo acesso ao produto poderei avaliar.

Retrospectiva da última aula

Por fim, fizemos a retrospectiva. Desta vez não focamos somente na noite de aula, mas na disciplina como todo. Os pontos à melhorar foram:

  • Muito assunto para pouco tempo.
  • Explorar as mesmas tecnologias em outras linguagens.
  • Poderia ter aula no laboratório.

E as coisas legais hoje despontaram:

  • Disciplina esclarecedora.
  • Boa semana de aula.
  • A última aula consolidou todos os assuntos aprendidos durante a semana, perfeito fechamento da matéria.
  • Abordou assuntos atuais e casos reais.
  • A disciplina será um divisor de águas na minha vida profissional.

Turma, aguardo os vídeos com as apresentações, que devem ser postados nos comentários aí em baixo. Até o próximo post com o resultado da avaliação. Bom trabalho!

Anúncios


15 Responses to “Aula 5 – Pós-graduação”

  1. 1 Fabio Elisio

    Componentes de Software e Aplicação Web: Modelo de 2 e 3 camadas
    Tema : Deploy Google App Engine
    Equipe: Robermarlei Oliveira, Luciano Lima,Fabio Elisio Melo,Danilo Pinheiro,Henrique Lima
    video youtube :

    Url da Aplicação:
    http://listaapp.appspot.com/
    Codigo:
    http://code.google.com/p/lista-app-gae/

    • Já que postaram com antecedência, vou dar um parecer preliminar: senti falta da apresentação do código-fonte no vídeo, mas, como tem o link aí, olhei mas não achei a consolidação do que foi visto em sala de aula. A contribuição para o Google App Engine com Python achei massa, mas não vi uma ligação direta com o assunto da disciplina (que é um dos critérios de avaliação).

      Se quiser repostar, fique à vontade. Vou considerar as postagens mais recentes de cada equipe até a data limite do prazo que a turma estabeleceu (02/05 até às 18:30).

      • 3 Rober

        Caro Mestre,

        Todo o projeto foi desenvolvido em cima do conteúdo abordado em sala de aula. O desenvolvimento da aplicação foi realizado com o principio de camadas, separando a persistência do negócio e do view, criamos templates que recebem objetos para que possa ser exibido em tela sem precisar fazer chamadas diretamente ao DAO e ao RN. A escolha da linguagem acreditamos que estava livre. Escolhemos python por ser mais simples para nós pelo conhecimento que já temos. Em todo o momento o grupo se mostrou preocupado com a separação das camadas e com a aplicação que vimos em sala de aula. O vídeo pode ter pecado no aspecto de não se concentrar no código, mas isso foi por erro na leitura que fizemos do que vc solicitou. pensamos que o intuito da apresentação era pra mostrar o deploy e todos os passos necessários para chegarmos a ele. A ligação do trabalho com a disciplina vem no momento que utilizamos os conhecimentos aprendidos de camadas e aplicamos em uma ferramenta, mesmo ela não utilizando os recursos usados em sala de aula, como eclipse, super mock, java e plugins. Usamos recursos que nos sentimos mais a vontade de trabalhar. Estamos a disposição mestre para qualquer esclarecimento sobre o vídeo ou sobre o código e a divisão das camadas como aprendido em sua disciplina. 😉

  2. 4 Igor Lopes de Faria

    Tema : Aplicação Web Java + Flex
    Componentes: Igor Lopes de Faria
    Angelo Andrade Moura
    Thiago de Almeida Oliveira
    Joel Souza

    Vídeo:
    youtube: http://www.youtube.com/watch?v=LusI3XVzvf8
    4shared: http://www.4shared.com/video/6KsL0bQu/movie.html

    Código Fonte:
    sourceforge: http://sourceforge.net/projects/posruysge/files/

    De preferência fazer o upload do arquivo no 4share pois está na extensão original do vídeo.

  3. Segue o link do nosso trabalho:

    http://www.ballax.com.br/posweb/demoiselle/

    Aplicação Java Web utilizando o framework Demoiselle 2.0

    Componentes:
    – Ana Maria Ribeiro
    – Cleber Ramos
    – Francisco Marcelo Júnior
    – Marcelo Airton Yamashita

    caso o link esteja fora, você pode acessar o link do youtube:

    e o svn:

    https://mmca-posweb.googlecode.com/svn/trunk/

  4. 6 Cleber Ramos

    Disciplina: Componentes de Software e Aplicação Web: Modelo de 2 e 3 camadas
    Tema: Aplicação Web utilizando o Framework Demoiselle 2.0
    Equipe:

    1. Ana Maria Souza Ribeiro
    2. Cleber Nascimento Ramos
    3. Francisco Marcelo de A. Lima Júnior
    4. Marcelo Airton Yamashita

    Video: http://www.youtube.com/watch?v=Iow-8738Hq0
    Código Fonte: http://mmca-posweb.googlecode.com/svn/trunk/ (GoogleCode)

  5. 8 Diego Amaral de Souza

    omponentes de Software e Aplicação Web: Modelo de 2 e 3 camadas
    Tema : Aplicação em .Net utilizando Banco de dados em XML
    Equipe: Diego Amaral de Souza

    Youtube

    Megaupload
    http://www.megaupload.com/?d=8L48ZDS7
    Codigo Fonte:
    http://agenda-contatos-xml.googlecode.com/svn/trunk/

  6. 10 Thiago Leite

    Disciplina: Componentes de Software e Aplicação Web: Modelo de 2 e 3 camadas

    Tema: Deploy no Google App Engine

    Equipe:
    1. Adaileno Brito de Jesus
    2. Ivan Neves
    3. Ivanildo Frenzel
    4. Thiago Leite

    Vídeo:

    Codigo Fonte:
    http://pos-camada-frb.googlecode.com/svn/trunk/TrabalhoPos/

  7. Projeto Acadêmico – Pós-Graduação Ruy Barbosa.

    Curso: Componentes Distribuídos e Web.
    Disciplina: Componentes de Software e Aplicação Web – Modelo de 2 e 3 Camadas.
    Professor: Cleverson Sacramento.
    Equipe: Douglas Lemos, Angelo Alberto, Oreste Oliveira, Fabiola Lopes.

    Tema: .Net MVC utilizando Testes Unitários e NHibernate.

    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IYTIszTFKzo
    Código Fonte: https://sourceforge.net/projects/posruymvc/files/

  8. Pessoal, com relação aos contratempos digo o seguinte: o importante é a assimilação do assunto da disciplina e a aquisição de novos conhecimentos que vão além das fronteiras da sala de aula.

    Vou pensar numa forma de “contagem de pontos” que não prejudique ninguém indevidamente mas que também não seja injusta com quem seguiu corretamente os critérios de avaliação.


  1. 1 Aula 4 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  2. 2 Resultado da avaliação – Pós-graduação « Cleverson Sacramento
  3. 3 Aula 3 – Pós-graduação « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s