Eclipse Helios para o Demoiselle 2

23abr11

fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com

Escrevi este post para ajudar os usuários do Framework Demoiselle na instalação do Eclipse e seus plug-ins. Quem já acompanha o projeto sabe que existe o Demoiselle Infra, uma ferramenta que prepara tudo automaticamente no Ubuntu Linux. Como os usuários Mac e Windows ainda não foram contemplados pelo Infra, resolvi dar uma força nesta tarefa chata.

O primeiro passo é baixar o IDE. Como não queremos carregar peso extra, vamos de Eclipse Classic. No meu caso, optei pela plataforma Mac OS X 64 Bit. Faça o download para sua plataforma: http://www.eclipse.org/downloads.

Eclipse Helios 3.6.2 para Mac OS X 64 Bit

Agora vamos instalar os plug-ins. Acesse o menu Help / Install New Software…

Install New Software

Comecemos pelo Subeclipse, um cliente para o sistema de controle de versão Subversion. Adicione o site http://subclipse.tigris.org/update_1.6.x.

Subeclipse Update Site

Selecione tudo e mande ver na instalação.

Para o Subeclipse, marque tudo

Chegou a hora do m2eclipse plug-in, que integra o Eclipse com o gerenciador de projetos Maven. Adicione o site http://m2eclipse.sonatype.org/sites/m2e.

m2eclipse Update Site

Selecione tudo aqui também o prossiga com a instalação.

Marque tudo aí também

Muita gente esquece deste, mas é muito importante: ferramentas extras para o m2eclipse. Adicione o site http://m2eclipse.sonatype.org/sites/m2e-extras.

m2eclipse Extras Update Site

Mais uma vez, marque tudo e instale.

Marque tudo outra vez

Agora vamos para o último plug-in. Instale o JBoss Tools adicionando o site http://download.jboss.org/jbosstools/updates/stable/helios.

JBoss Tools Update Site

O JBoss Tools traz várias facilidades para diversas tecnologias. Sugiro que você instale estas:

Marque estas opções...

Para garantir a integração com o Maven, não esqueça de marcar estas aqui também:

...e estas também

Finalize a instalação. A qualquer momento você pode modificar, excluir ou adicionar novos plug-ins ao seu Eclipse. Sinta-se à vontade para experimentar.

O próximo passo é por sua conta, configure o ambiente como desejar. Se você já possui Tomcat, JBoss AS ou qualquer outro servidor de aplicação instalado, basta configurar o Eclipse para acessá-los. Se você não sabe fazer isso, recorra ao Google ou aguarde o próximo post.

Anúncios


7 Responses to “Eclipse Helios para o Demoiselle 2”

  1. 1 Fabio Elisio

    E ai mestre com este Plugin ele instala o jboss ou a instalação é a parte?? excelente tutorial…. sera que vc pode fazer um para instalar o Tomcat Tambem?? valeu mestre…

    • Este tutorial aí não contempla nem o JBoss AS nem o Tomcat. O plug-in JBoss Tools já instala a “cola” entre o JBoss AS (e Tomcat) com o Eclipse, mas os servidores devem ser baixados à parte. Vou pensar seriamente em fazer um tutorial para eles também 😉

  2. 3 Ana Maria

    Cleverson ,
    Tentei instalar o plugin m2eclipse , mas depois que seleciona as opções para instalar (Maven integration ….) dá erro de source not found. Será que falta mais alguma coisa, pois olhei o link (http://m2eclipse.sonatype.org/sites/m2e) e está tudo lá.

    • Você está instalando na ordem que postei? Outra coisa que pode estar gerando o erro é se o proxy de sua rede estiver barrando alguma parte do processo. Pode ser também um erro temporário no servidor deles.

  3. 5 Daniel

    Zyc! Daniel de POA aqui! Segui teu passo-a-passo no meu mac e tive o mesmo erro da Ana Maria e nossos testes têm 5 meses de intervalo, logo, acredito que haja mesmo algum problema que deva ser driblado em teu post.
    Forte abraço!

    • Acontece que o projeto m2eclipse foi incorporado pelo grupo Eclipse, logo o repo deve ter mudado de lugar. Na nova versão, Indigo, o m2eclipse já vem nativamente. Atualmente utilizo o Indigo.

      Provavelmente o problema que vocês dois estão passando tenha a ver com esta mudança no projeto.


  1. 1 Preparando o Eclipse Indigo para o Demoiselle 2 | Pensando Algo, por wilsonguimaraes

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s