Demoiselle 2 no Consegi 2011

16maio11

Consegi 2011

Que o IV Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico seria o maior sucesso eu não tinha dúvida. O comissão organizadora deu show novamente. Foram mais de 5.000 inscritos. Várias palestras, várias oficinas, vários temas e o mais impressionante: tudo de graça! Como eu já havia alertado, quem não foi perdeu. Ministrei duas oficinas e apresentei uma palestra sobre o Demoiselle 2, confira!

Chegamos em Brasília no primeiro dia do evento (11/05) pela manhã. Corremos para não perder as principais palestras do dia. O tema da vez foi Dados Abertos, um debate interessante sobre o quê e como o governo pode disponibilizar informações publicamente. Com esta iniciativa, uma parcela da população poderá cruzar dados e apresentar de forma clara para todos.

Camisa do Demoiselle

Para ficar a caráter, bolamos camisas do Demoiselle. Fiquei decepcionado pelo Serpro não bancar, então coçamos o bolso e fizemos por conta própria. A camisa ficou simples e objetiva. Gostei!

À tarde batemos um papo com Bruno Souza — o Javaman — sobre as possibilidades do Demoiselle 2 com Cloud Computing. No final do dia, eu, Wilson e Rodrigo ficamos até altas horas resenhando e combinando os detalhes da oficina do dia seguinte. Foi um trabalho regado com muita risada e acontecimentos hilários.

No dia seguinte, 12/05, rolou oficina o dia inteiro. Foram duas turmas que aprenderam o Demoiselle 2 à base de Coding Dojo. Os participantes em sua maioria não conheciam o framework e muitos nem conheciam Java direito. Nada que uma sessão de Dojo não resolva 😉

Utilizamos também estes slides de Serge:

Para facilitar o aprendizado, focamos inicialmente na técnica (programação em pares, programação orientada a testes, design simples, comunicação) para só então aplicarmos as funcionalidades do Demoiselle 2. O código-fonte produzido, postamos aqui. Fizemos a retrospectiva um pouco diferente, ao invés de utilizar os convencionais post-its partimos para o Google Docs. Salvamos o resultado na íntegra e publicamos no SlideShare:

Na sexta-feira, 13/05, apresentamos a palestra Iniciando com o Demoiselle 2. O horário foi bem sacana, das 12h00 às 13h00. O público muito interessado não arredou pé até o final da palestra. Ao final, uma chuva de perguntas mostrando total interesse sobre o assunto. Recebemos muitos elogios referentes à versão 2.

Depois da palestra fomos direto para o aeroporto e voltamos à terrinha. O Consegi novamente surpreendeu. Parabéns à equipe organizadora! Vai ficar na memória de todos mais um ótimo evento.

Anúncios


No Responses Yet to “Demoiselle 2 no Consegi 2011”

  1. Deixe um comentário

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s