Limpando o Mac com OnyX

20jul11

Manutenção com OnyX

Faz tempo uso o OnyX para fazer limpeza no meu Mac OS X. Só para ter uma noção, desde que comprei meu Mac (meado de 2009) nunca precisei formatar. Existem diversas ferramentas para manutenção e otimização. Após pesquisar bastante em fóruns especializados optei pelo OnyX e estou muito satisfeito, por isso decidi mostrar como usá-lo.

Baixei o OnyX no site MacUpdate, clique aqui para baixá-lo também. A instalação é simples como qualquer outra aplicação para Mac. Após a instalação, abra o OnyX.app. Este é o painel principal, mas antes dele você verá algumas que vou detalhar aqui.

Painel principal do OnyX

Após a verificação automática de atualizações, será solicitada a verificação do volume de inicialização do sistema. Clique em “Continue” e aguarde o processo terminar.

Verificação do volume de inicialização

Agora chegou o momento da verificação do estado do S.M.A.R.T., um sistema de monitoramento nativo do seu HD. Não hesite e clique em “Continue”. Aguarde o processo terminar.

Verificação do estado do S.M.A.R.T.

Todas as verificações foram concluídas com sucesso. Então vamo que vamo!

Disco verificado

O OnyX vai solicitar a autenticação do usuário administrador para executar as tarefas de manutenção, limpeza e otimização do sistema. Digite o nome do usuário e senha utilizados para acessar o Mac OS X.

Credenciais do administrador

Agora sim o painel principal do OnyX estará disponível. Clique em “Automation” para fazer a verificação completa. Apesar de existirem outras opções, sempre utilizo esta.

Clique em Automation

Sempre seleciono todos os itens, exceto “Web Browser Cache and History”. Fecho todos os programas e mando ver. O processo demora como zorra, por isso faço à noite para ficar pronto no dia seguinte.

Opções de limpeza e otimização

O OnyX recomenda que antes de executar o processo sejam feitas todas as verificações (volume de inicialização e S.M.A.R.T.) e backup dos seus dados. Sempre tenho meu backup em dias, pois faço backup nas nuvens, mas nunca tive problemas com o OnyX. Depois do processo, reinicio e desligo o Mac só para garantir que está tudo nos conformes.

Você já conhecia o OnyX? Gosta dele? Você usa alguma outra ferramenta? É melhor ou pior? Compartilha sua opinião aí nos comentários 😉

Anúncios


2 Responses to “Limpando o Mac com OnyX”

  1. 1 Pablo

    Posso utilizar o programa com o HDD criptografado com o File Vault 2? Tem alguma restrinção? Se você puder responder, agradeço desde já


  1. 1 Prepare-se para o Lion « Cleverson Sacramento

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s