Proposta do Demoiselle no GitHub

09out11

Antes de lançar a versão 2, em dezembro de 2010, reservei uma conta no GitHub para o Demoiselle. O projeto estava passando por uma série de mudanças prioritárias e não havia fôlego para discutir outros assuntos. Finalmente conseguimos formalizar a proposta e precisamos da sua ajuda.

A idéia é migrar o código-fonte para o GitHub. Se você não conhece o GitHub, deve estar se perguntando o porquê. Eis aqui algumas justificativas:

  • Facilita a colaboração. As pessoas podem colaborar sem pedir licença, tornando o processo mais direto. Não é à toa que vários projetos já estão lá: JBoss, Weld, Seam, Spring, Hibernate, PrettyFaces, jQuery, Ruby on Rails, node.js, CakePHP, dentre muitos outros. Faz um tempo escrevi um post sobre isto.
  • É rápido. No site oficial do Git está a chamada: Fast Version Control System. Sua arquitetura é otimizada para tal. Só quem sofre no dia-a-dia com o Subversion do SourceForge sabe do que estou falando: lentidão, instabilidade e quedas constantes de conexão.
  • É bonito. Ele mostra o código de forma elegante e atrai mais expectadores.
  • Controla fork. Com o controle refinado, os forks continuam associados ao projeto original por um “cordão umbilical”, promovendo feedback de forma controlada. Não vamos desperdiçar colaborações!
  • Código social. A rede social do GitHub dá mais visibilidade ao projeto, facilitando a integração ao invés de mantê-lo “ilhado”.
  • Controle de acesso. O SourceForge não oferece controle de acesso refinado ao Subversion. Com o GitHub a coisa é diferente e resolve problemas que enfrentamos hoje: ou pode tudo ou nada.
  • É uma evolução. Todos os projetos estão evoluindo naturalmente para o GitHub. Por que o Demoiselle não evoluiria também?
  • O GitHub é cool e quem está lá também é. Este argumento é o mais forte de todos 😉

Em nome da equipe do projeto, formalizei a proposta para ser discutida publicamente no fórum oficial. Portanto não perca a oportunidade de participar. Deixe sua opinião lá, mesmo que seja só para dizer que concorda ou discorda.

Aproveite e deixe sua opinião. Escolha uma destas opções:

Contamos com sua colaboração!

ATUALIZADO: O Demoiselle migrou! Acesse https://github.com/demoiselle e confira 😉

Anúncios


2 Responses to “Proposta do Demoiselle no GitHub”


E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s