Crie sua conta na nuvem da Amazon

07dez11

Faz quase 1 ano que faço experimentos na nuvem Amazon, também conhecida como AWS (Amazon Web Services). Na minha opinião é a nuvem que oferece mais recursos, mais controle, mais flexibilidade e tarifas justas. Você sabia que existe um plano gratuito? Ficou curioso e quer saber como criar sua conta? Fiz um passo-a-passo que mostra como aderir ao AWS Free Usage Tier.

Faz tempo a Amazon lançou o AWS Free Usage Tier para curiosos como eu e você. Este plano oferece uma cota suficiente para experimentar e disponibilizar pequenas aplicações na nuvem. É possível criar instâncias de máquinas (com direito a acesso remoto e tudo mais), utilizar serviços de envio de e-mails, armazenamento de arquivos, acesso ao banco de dados NoSQL, implantar aplicações Java sem burocracia em servidores Tomcat, dentre muitas outras coisas.

Para criar minha conta, acessei a página AWS Free Usage Tier que contém o detalhamento dos recursos do plano. Cliquei em Sign Up Now.

AWS Free Usage Tier

Como o plano estabelece cotas, já criei 3 contas para hospedar 2 aplicações Java e 1 instância dedicada. Para cada uma é preciso um e-mail distinto. Estou partindo agora para o meu 4º plano. Informei o e-mail, marquei a opção I am a new user e prossegui.

Informe seu e-mail

Preenchi o formulário, marquei a concordância com os termos de uso e segui a diante.

Informe os dados para contato

Esta parte assusta muita gente: é hora de fornecer dados do cartão de crédito. Em nuvem é assim, você paga pelo que você usa. Se você não quiser pagar excedentes, mantenha-se dentro da cota determinada pelo plano gratuito. Agora você entende porque eu tenho várias contas?! Confesso que já extrapolei algumas vezes, mas em nenhuma delas a tarifação foi maior que U$ 1,00. Vale muita à pena!

Informe o cartão de crédito para tarifação dos excedentes

Informei o número do meu celular: código de área + número do telefone, tudo junto sem espaços e sem formatação. Deixei o campo ext em branco. Não esqueça de escolher o código correto do país (Country Code). Depois cliquei em Call Me Now.

Informando o número do telefone

Em menos de 10 segundos recebi uma ligação internacional. É uma gravação que pede para você digitar o código de confirmação assim que ela calar a boca. O meu código foi esse aí:

Código de confirmação

Depois de digitado, automaticamente a tela de cadastro avança para o próximo passo. Apenas clique em Continue.

Confirmação efetuada com sucesso!

Neste momento a Amazon enviou um e-mail de confirmação para ativação da conta. Apenas cliquei no link e tudo feito!

Acesse seu e-mail e clique no link de ativação da conta

Agora você pode desfrutar das diversas funcionalidades que o AWS oferece. Em breve farei um post com uma explicação bem objetiva dos recursos que mais uso. Até lá!

Anúncios


3 Responses to “Crie sua conta na nuvem da Amazon”

  1. Interessante eu não sabia que havia um plano free e aparentemente com recursos suficientes para um teste e uso moderado. Parabéns pelo post, aguardo o próximo com os exemplos dos recursos que você usa 😉

  2. 2 Fabio

    Com esse plano é possivel, criar um mapeamento de rede no Windows e usar como disco para armazenamento?


E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s