Alugando filmes na iTunes Store

08jan12

Aluguel de filmes na iTunes Store

Recentemente a Apple possibilitou a compra e aluguel de filmes na iTunes Store brasileira. Será que presta?! Fiquei curioso e fui conferir. Apesar das velhas e conhecidas limitações impostas pela Apple, gostei bastante do serviço. Se você tem Mac, Windows, iPhone, iPad, iPod ou Apple TV, experimente! Compartilho neste post a experiência que tive.

Antes de mais nada, é preciso ter o  iTunes instalado. Existe versão para Mac OS X e Windows. Se você ainda não tem, baixe aqui gratuitamente. Caso você seja um feliz proprietário de iPhone, iPad, iPod ou Apple TV, o iTunes pode ser dispensado.

Pelo iTunes, acessei a iTunes Store e selecionei a opção Filmes. O acervo está bem atualizado. Cliquei no título do filme para ver mais detalhes.

Lançamentos na iTunes Store

A página de detalhes contém, dentre outras coisas: sinopse, trailer, créditos, resenhas de outros usuários e opções de compra e aluguel. Optei por alugar a versão HD (alta definição) do filme Jogos Letais para assistir na TV.

Detalhes do filme

Após acessar a minha conta, recebi a seguinte mensagem:

Confirmação do aluguel

Após o download do filme alugado, é possível transferí-lo para outros dispositivos. Aqui encontrei a primeira limitação: ao transferir o filme para o iPhone, ele desapareceu do iTunes. Ou seja, o filme só pode estar em um lugar por vez.

Transferindo o filme para o iPhone

Temos 30 dias para começar a assistir o filme, caso contrário ele desaparece automaticamente. Assim que começar a assistir, temos 48 horas para terminar ou rever quantas vezes quiser. Após as 48 horas, o filme é “devolvido” automaticamente. Pelo menos não corremos o risco de pagar multa por esquecimento! 😛

Iniciando a reprodução

Como odeio assistir filme no computador, ou no iPad, optei pelos cabos VGA para MacBook ou iPad.

Cabos VGA para MacBook, iPad, iPhone e iPod

Porém, ao tentar assistir ao filme na TV tive uma ingrata surpresa. O iTunes impediu que eu reproduzisse o filme: “Este filme somente pode ser reproduzido em telas compatíveis com HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection)”. Que desgraçado!!! Nunca tive problema com a projeção do MacBook para a TV. Após uma bela pesquisa no Google, não achei nenhuma explicação ou solução satisfatória. Fiquei puto da vida!

Erro ao tentar reproduzir numa TV através do MacBook

Numa de minhas tentativas frustradas, transferi o filme para o iPad. Recebi a mesma mensagem de erro: “A tela conectada não está autorizada a reproduzir filmes protegidos”.

Erro ao tentar reproduzir numa TV através do iPad

Depois de muito ler a respeito, descobri o motivo: a reprodução de obras em alta definição protegidas pelo HDCP (proteção de conteúdo digital de alta definição) necessita de aparelhos mais sofisticados que suportam tal padrão. Como minha TV não suporta, me lasquei em banda e tive que assistir na telinha do notebook mesmo.

Aluguel de filme SD

No ápice da minha teimosia e curiosidade, resolvi alugar outro filme. Desta vez optei pela qualidade normal, também conhecida como SD. A vantagem é o preço, pois é mais barata que o HD. A desvantagem é que a imagem peca na qualidade em relação ao padrão HD. Para quem não sabe, o formato SD é o mesmo utilizado no DVD.

Fiquei na expectativa. Será que agora vai funcionar? Para minha alegria, funcionou! Vou terminar o post por aqui, porque está na hora de assistir X-Men: Primeira Classe (formato SD) aqui na TV. Se quiser saber mais a respeito, sugiro a leitura de um artigo do Blog do iPhone. Fui!

22 Responses to “Alugando filmes na iTunes Store”

  1. Po legal man, tava querendo alugar para assistir na TV.

  2. Muito bom, eu pretendia alugar um filme no iTunes mas acho que estava aguardando alguém me falar que já tinha feito e que achou uma boa opção, normalmente compro pela SKY, mas vi filmes no iTunes que não estavam disponíveis na SKY e passei a ver o iTunes como uma opção. Achei uma boa opção, vou alugar um, quando não encontrar nada bom na SKY. É o fim das locadoras (lojas físicas) de filmes. Já faz um bom tempo que não vejo uma locadora de bairro.

  3. 3 Paulo Roberto

    Já aluguei Kung fu Panda no ipad e joguei pra tv com a apple tv.. assim dava pra ver na tv e no ipad, caso eu estivesse fora de casa… ficou bem bacana..

  4. 4 Cristiane

    Cleverson, aluguei um filme pelo ipad mas nao consigo reproduzir. Tem alguma dica? Eu simplesmente nao o encontro em nenhum lugar do ipad e qdo conecto o ipad no mac, acho o filme mas nao tenho opcao de reproduzir. Pode me ajudar?

  5. 6 Carol

    Minha TV tem USB, conectei no Ipad o cabo de carregamento e na TV. A TV identifica o dispositivo Ipad, mas nao consegue localizar o video que comprei no Itunes… precisa do cabo VGA mesmo ou do HDMI?

  6. 8 Juliana

    Aluguei um video via itunes. Conectei meu Macbook via cabo hdmi na tv, mas minha TV aparece somente o plano de fundo do meu computador, quando tento reproduzir o filme nao aparece na tv! Tem ideia do que pode ser isso? Grata

  7. 11 Marcos

    Aluguei o filme Hugo cábrea em formato SD, porém também deu erro ao conectar meu cabo vga . Tive que assistir na telinta do iPad. Sabe o que houve?

  8. 12 Kelly

    Eu tb aluguei video pelo iTunes e tranferi para iPad mas ao abrir o “video” no iPad não tem nenhum vídeo instalado para alugar. No meu micro que tem iTunes instalado, aparece o título do filme mas está mais “esbranquiçado” impossibilitando de fazer qualquer coisa com ele. Não tentei reproduzir o filme ainda portanto ainda está na validade. O que acontece?

  9. 13 susu

    como faço para pagar o aluguel

  10. 15 Daniela

    Comprei um filme .. Mas nao consigo velo.. Achado.. Quando entro no iTunes mostra q ele ta descarregado .. Como sou leiga no assunto nao sei bem o que fazer .. Pode me ajudar.. Obrig ..

  11. Amigo. Aluguei um filme e perdi o talcodigo de resgate. Como fazer para conseguir de novo o código, por favor?

  12. 17 Fernanda

    Oi Cleverson , aluguei um filme sd no itunes store e nao consegui ver na minha tv, passando pelo cabo vga, como vc conseguiu?

  13. 20 Andreza

    Cleverson, se você puder ajudar, agradeço: aluguei um filme pelo iTUNES, recebi o emmail confirmado que fpoi debitado no meu cartão mas simplesmente não o encontro em qualquer lugar que procuro no iTUNES, O que fazer?

  14. 21 Filipe

    Ola, estou tentando comprar o Celebration Day (show do Led Zeppelin), porém pela apple tv não aparece opção de compra, somente no itunes store do computador. Vc sabe o motivo?

    Obrigado

  15. 22 Sabrina

    Eu aluguei um filme, mas não fiz o download e agora não sei onde ele está pra eu fazer o download. Meu IPhone é o 6s. Como faço pra achar o filme e fazer o download?


E aí, o que você achou? Comenta aí...

