Minicurso iOS Dev no LinguÁgil 2012

10ago12

Minicurso de iOS Dev no LinguÁgil 2012

Se você é programador, tem um Mac e não sabe fazer aplicativos para iOS está perdendo tempo. Desenvolvimento para dispositivos móveis está em alta com novas oportunidades de ganhar dinheiro ou até mesmo de se divertir. Mas se você não tem Mac e mesmo assim quer ficar por dentro do assunto, este curso é para você também. Saiba mais lendo o post completo…

Esta é a quarta edição do LinguÁgil, mas a terceira que participo ministrando treinamentos curtos. No ano passado o tema do minicurso foi a linguagem de programação para iOS, o Objective-C. Se quiser conferir, basta ler o post Rolou Objective-C no LinguÁgil 2011. Você deve estar se perguntando: “Então este ano será uma continuação?” Na realidade não!

Ao tentar programar para iPhone, iPad, iPod e Mac a linguagem assusta por ser bem diferente do que estamos acostumados. No ano passado, a ideia foi desmistificá-la. O que muita gente não sabe é que o mais complicado mesmo é entender o funcionamento do Coccoa Touch Framework. O foco deste ano é este: entender como funciona, experimentar e praticar os elementos do framework. Depois você vai perceber que tudo ficará mais claro, fácil e, principalmente, divertido 😉

O grande diferencial para programar aplicativos iOS é a sua suíte de desenvolvimento, dentre elas o Xcode. Neste treinamento conheceremos seus principais recursos.

Recursos do Xcode

Mas eu não tenho Mac!

O minicurso terá um caráter bem prático, por isso precisaremos do Xcode. Se você não tem Mac, uma alternativa é tentar instalar o Mac OS X no seu PC. Conheci pessoas que fizeram isto, mas não sei até que ponto é legal. Outra opção é vir em pares, você e um colega que tenha Mac. É possível participar apenas como observador também, caso você deseje.

Foco prático para você entender esta pseudo-bagunça aí

Vou aprender o quê?

Claro que não dá para conhecer tudo em apenas 8h, por isso é extremamente importante definir bem o foco. Tendo em vista os elementos mais utilizados do UIKit, trabalharemos em um CRUD simples persistido em memória utilizando recursos do Foundation Framework. À depender do andamento da turma exploraremos um pouco o Core Data (banco de dados no iOS) e o consumo de RESTful WebServices com JSON. Vamos entender conceitos e padrões de programação para iOS, tal como o Delegate.

O que não é foco deste curso? Não exploraremos elementos avançados da linguagem ou do Coccoa Touch Framework, bibliotecas de teste, sensores, personalização de elementos visuais dentre outros recursos que venham desvirtuar o foco aos fundamentos básicos. Assuntos extras serão tratados em bate-papos. A depender, podemos fazer uma sessão mais abstrata no final do dia.

O que devo levar?

Venha com o Xcode mais recente que existir. Com ele poderemos experimentar os novos recursos do futuro iOS 6, que está atualmente em versão BETA. Para isso acesse o iOS Dev Center e baixe a versão mais nova. Quando escrevi este post era a 4.5 Developer Preview 4, mas lembre de trazer a mais recente no dia do curso. Se não tiver uma conta, o registro é gratuito!

Traga o Xcode mais recente!

ATUALIZAÇÃO: Como o Xcode 4.5 DP4 só pode ser acessado pelos desenvolvedores cadastradas no programa da Apple, utilizaremos o Xcode 4.4.1 disponível gratuitamente na App Store mesmo. E exploraremos os recursos do atual iOS 5.

Abra o Xcode, acesse preferências, download e certifique-se que o iOS Simulator e o Command Line Tools estão instalados. Se não tiver, instale-os! Na guia Documentation instale o iOS Library e o Xcode Developer Library.

Até lá…

Aguardo vocês às 8h30 do dia 30/08 no LinguÁgil. Tenho certeza que vocês ficarão viciados no desenvolvimento para iOS como eu fiquei. Dúvidas e sugestões, postem aí nos comentários 🙂

Anúncios


10 Responses to “Minicurso iOS Dev no LinguÁgil 2012”

  1. 1 Danilo

    Estou muito interessado em participar do curso… MAS não tenho um MAC e não tenho penso ($$) em comprar um tão cedo :), então será que fazendo este treinamento tem alguma possibilidade de desenvolver para iOS sem ter um MAC, tipo, será que tem como utilizar uma maquina virtual para desenvolver para MAC ??

    • Já vi pessoas que instalaram direto numa partição, mas numa VM nunca vi pessoalmente. Entretanto, não faltam vídeos e tutoriais na Internet. Olha esse: http://www.youtube.com/watch?v=4lJJZm9XWAE

      Experimenta e posta aqui os resultados em relação a instalação e performance. Acredito que a única exigência seja que a máquina hospedeira tenha processadores Intel, salvo engano.

  2. Estou querendo me inscrever no evento do linguÁgil, mas gostaria de saber se irá abordar tanto o desenvenvolvimento de apps nativo como também com HTML 5.

  3. Pessoal, fiz uma atualização aí no post. Vamos de Xcode 4.4.1 e iOS 5 mesmo!

  4. Cleverson, ainda estou no 3º semestre do curso tecnológico de analise e desenvolvimento de sistemas… nao sei muita coisa ainda mas gostaria de perticipar do curso… será q vou ficar “voando” ou dá pra entender alguma coisa ? a programação usada no curso e java… mas estamos no começo ainda… grato!!!

    • Programação em geral é fundamentalmente lógica. Linguagens e tecnologias passam, mudam, se reinventam… Veremos tudo misturado, sendo que o objeto de estudo é a tecnologia.

      Tudo depende mesmo de você. Uma coisa é fato: se você está no início da graduação e já está se interessando em assuntos mais “avançados”, é um ótimo sinal! Estas coisas sempre agregam.

      No final das contas, acho que não respondi da forma que talvez você estivesse esperando 🙂

  5. 8 Fred

    Cleverson,
    não participei do curso no ano passado. Só vi essas mensagens agora e queria saber se teria como vc enviar para meu e-mail um material para eu estudar e estar mais preparado para o curso que terá nesse ano de 2013. Caso vc não possa enviar, se vc mandar para o meu e-mail bons links que ajudem nessa tarefa de programar em Objetive-C.
    A propósito, tenho um MAC e queria fazer outros usos dele.

    obrigado,

    Fred


  1. 1 Introspectiva 2012 « Cleverson Sacramento
  2. 2 Introspectiva 2012 « Demoiselle Laboratory

E aí, o que você achou? Comenta aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s