Introspectiva 2012

06jan13

E lá se vai mais um. 2012 foi para mim um ano de bastante reflexão e mudanças no estilo de vida. Me dediquei bastante a mim mesmo. Como é de costume, continuo a série que iniciei há 2 anos atrás com a Introspectiva 2011 e a Introspectiva 2010. Vamos para os detalhes.

Comecei o ano seguindo a meta estabelecida em 2011 para 2012: fazer pelo menos 2 viagens ao exterior. Partimos (eu e minha esposa) para o Rio de Janeiro em plena greve da PM (momentos horríveis) para conseguir o visto no consulado dos EUA. Até que aproveitamos um pouco e conferimos o recém esquema de aluguel de bicicletas de lá. Confira o post Experimentei o Bike Rio, uma boa idéia!

Eis que surge a primeira viagem internacional, porém à serviço. A equipe que trabalho foi convidada para auxiliar o Governo Paraguaio na definição de padrões para o desenvolvimento de sistemas. Algo muito similar ao que fazemos aqui no Brasil com o Framework Demoiselle. As reuniões presenciais ocorreram na capital, Assunción. E por falar em Demoiselle…

Após todos os perrengues que passamos em 2011, no ano de 2012 focamos bastante no SERPRO e não mais dedicando-se exclusivamente à comunidade. Para o projeto isto foi bom e foi ruim. Contudo, frutos do nosso trabalho no passado renderam o Prêmio e-Gov 2012, mas, para variar, nem fui convidado para participar da premiação. No governo é assim que as coisas geralmente funcionam 😦

Voltando ao assunto “viagem”, no meio do ano fomos (eu e minha esposa) para a Flórida nos Estados Unidos. Visitamos parentes, fizemos compras, passeamos bastante. Resumindo, foi uma experiência fantasticamente viciante.

IMG_0326

Apple Store da Lincoln Road – Miami

Falando agora sobre eventos, representei o Projeto Demoiselle em alguns. Destaque para o FISL 13 (em Porto Alegre) e o Latinoware 2012 (em Foz do Iguaçu),  que rendeu mais uma visita ao Paraguai e à Argentina. Dos eventos locais (em Salvador), destaque para o LinguÁgil onde ministrei um curso sobre programação para iPhone, e o Software Freedom Day (SFD) que palestrei sobre Colaboração e GitHub.

Neste ano intensifiquei os treinos de corrida de rua e reduzi os treinos de Mountain Bike. Foquei nas provas de 5 km e melhorei meu recorde pessoal, que agora é de 21 minutos e 9 segundos. Treinei e tive o prazer de participar da Meia Maratona Farol a Farol (de Itapuã à Barra). Debaixo de muito Sol, eu consegui! A organização deu mole e falhou na cronometragem. Meu tempo foi de 1 hora e 53 minutos. Quem sabe em 2013 eu participe da Meia do Rio?!

190278_500637179949184_820752861_n-1

Meia Maratona Farol a Farol – Salvador

Em 2012 escrevi pouco. A baixa no número de posts é a prova disto. Contudo um deles ajudou muita gente interessada na Habilitação para Arrais Amador. Outra prova que o blog ficou um pouco esquecido é esta Introspectiva, que deveria ter sido publicada ainda em 2012. Vou me esforçar para escrever mais em 2013.

Este ano ingressei num curso de conversação de inglês na Uptime. A evolução é perceptível e estou gostando muito. A meta é concluí-lo ainda em 2013 e escrever um post sobre isso. Promessa é dívida!

Como eu havia comentado, 2012 foi um ano para rever o meu estilo de vida. Resolvi dar prioridade a mim mesmo, dedicar meu tempo com coisas que acho legais e dar menos satisfação aos outros (aquelas satisfações obrigatórias, sabe como é?). Deixei as coisas fluírem mais naturalmente. Com isso devo ter desagradado alguns, mas fiz um grande favor a mim mesmo. Não confunda com egoísmo, e sim: “quem não agrada a si mesmo não pode agradar a ninguém”.

Dei um pouco mais de prioridade a deslocar-me pela cidade à pé (correndo) ou de bicicleta. Me senti mais humano, principalmente no trânsito. Comecei a dar passagem (até mesmo para os extremamente mal-educados), ser mais tolerante e mais calmo. Todo mundo ganha com isso!

No finalzinho do ano voltei a estudar contra-baixo, o meu instrumento preferido. Espero continuar empolgado. Nas horas livres pretendo estudar menos computação e voltar a me dedicar mais à música 🙂

Conclusão?!

Ah.. sei lá! 2012 foi bom, mas quero mais!!!

3 Responses to “Introspectiva 2012”

  1. Primeiramente, parabens pelo trabalho.
    Gostaria de saber qual é a linguagem de códigos utilizada por você para a criação de seus aplicativos (todos eles). E qual o(s) programa(s) utilizado(s). Obrigado pela atenção. Sucesso!!!.


E aí, o que você achou? Comenta aí...

